Marcadores

sexta-feira, julho 05, 2024

Você ama o seu país? | As seis lições, Mises

Recentemente, o lutador de UFC Moicano disse que "se você ama o seu país, leia Mises e As seis lições". Eu não entendo nadica de UFC, mas li o livro, então vamos falar um pouco sobre por que ele é genial. 

O livro se trata de uma série de palestras a universitários da Argentina que foram posteriormente transcritas pela esposa do autor. Dessa forma, parece que o Mises está ali do nosso lado explicando, com vários exemplos e uma linguagem de fácil compreensão.

Os temas abordados são: 1) socialismo, 2) capitalismo, 3) intervencionismo, 4) inflação, 5) investimento estrangeiro, 6) política e ideias.

E isso é BRILHANTE porque, em poucas páginas, Mises resume o mínimo que você precisa saber sobre economia para não sair repetindo bobeiras na internet, principalmente aquelas ensinadas pelos seus professores de história marxistas. 

A fim de tirar o melhor desse livro, eu recomendo que você leia antes (ou concomitantemente) as seguintes obras:

1) A Lei, Bastiat - Mises menciona Bastiat de forma implícita e explícita. É uma leitura que vale muito a pena, pois é a base do liberalismo.

2) O manifesto do partido comunista, Marx e Engels.


De fato, esses dois "livrinhos" sobre economia (incluo A Lei aqui) me fizeram enxergar a realidade de outra forma, principalmente no que tange à nossa relação com o governo e ao que esperamos dele. Embora economia não seja meu assunto preferido, percebi a necessidade de compreendermos o básico e já coloquei outros livros na lista. Os próximos serão "Pare de acreditar no governo" e "Marxismo desmascarado". 

Confesso que, ao ler sobre isso, uma certa desesperança me aflige. Parece que estamos rodando em círculos, votando nos porcos, e esperando por um milagre. Contudo, o próprio Mises diz que "ideias, somente ideias, podem iluminar a escuridão". Ele finaliza sua obra com otimismo e é com esse espírito que quero finalizar essa pequena resenha. Aos poucos, num trabalho de formiguinha, talvez alcancemos pequenas melhoras, pelo menos abrindo os olhos daqueles que estão ao nosso redor. 

Enquanto isso, essa leitura fica favoritada, pelo brilhantismo de um economista em traduzir sua genialidade, exposta em várias obras gigantescas, para nós, meros mortais. Obrigada, Mises!