domingo, novembro 20, 2016

Dica: Irmão Negro ♥

Olá Leitores!

Hoje, 20 de novembro, é o Dia Nacional da Consciência Negra, marcado pela morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi é um símbolo de resistência à escravidão e ao preconceito. Por esse motivo, vim recomendar um livro que li na minha infância e que trata esse tema de uma forma muito interessante. 

Resultado de imagem para irmão negroSINOPSE: Em 'Irmão negro', o narrador da história, Leo, é filho único e sempre desejou ter irmãos. Quando sua mãe recebe uma carta, fica chocada ao saber que sua irmã faleceu e deixou um filho, Sérgio, que está abandonado, vivendo nas ruas. A mãe de Leo viaja para Salvador e de lá traz seu primo, que deverá ser incorporado à família como 'irmão' de Leo. Sérgio é negro e a convivência se mostra difícil - o menino é faminto e calado. Assusta-se com facilidade. Desconhece vida de classe média. É discriminado pelos amigos de Leo e sofre o preconceito quando sai a passear com ele. O menino negro possui também um segredo. Só quando Leo consegue descobrir seu afeto pelo irmão negro o mistério é revelado. Assim, aos poucos, Leo aprende a enfrentar as dificuldades causadas pelo preconceito e ajuda seu irmão a se integrar com outras crianças e amigos.

Confesso que li Irmão Negro há muito tempo, talvez há uns quatro anos, e não me recordo muito da história, mas me lembro que a achei incrível e ela abriu a minha mente. 
Recomendo para todas as idades, pois, com uma linguagem simples e direta, o autor constrói um enredo realista e impactante. A leitura nos confronta em diversos momentos e passamos a refletir acerca dos nossos conceitos.

É muito importante divulgarmos livros como esses que busquem quebrar estereótipos já presentes na infância. Por um país e mundo com menos preconceito e mais amor!

Lari. 


2 comentários:

  1. Oi Lari!

    Não conheço esse livro, mas parece ser muito legal. Esse ano no trabalho, fiquei apenas com uma turma de 5º ano, não peguei aulas de português/ literatura, mas, confesso que me aventurei a contar um pouco sobre os Quilombos nas aulas de História... Até passei a gostar mais de Zumbi depois de algumas aulas, hahaha...

    Beijoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cecy!
      Que incrível! Deve ser muito legal ter a oportunidade de, de certa forma, influenciar a vida de tantas crianças!

      Beijooos!

      Excluir

Obaaaa! Muito obrigada por comentar! Siga o blog e volte sempre!! ♥