segunda-feira, janeiro 25, 2016

Trilogia O Teste (Resenha) ♥

  Olá Leitorees,
  O Teste é uma trilogia da autora Joelle Charbonneau que tem invadido as livrarias!

Sinopse:  No dia da formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam. Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?



  Muitas pessoas reclamaram ao se deparar com mais uma distopia, afirmando que O Teste era muito parecido com Jogos Vorazes e outras sagas da atualidade. Entretanto, o que muitos ainda não sabem porque sequer tentaram ler, é que a autora conseguiu formar algo totalmente novo.

  Malencia Vale sonha em ser chamada para O Teste, que é uma forma de entrar para a universidade e se tornar um líder da Comunidade Unida. Ela não sabe o que mais pode fazer na vida se não for chamada. Há dez anos ninguém de sua colônia é escolhido, o que a assusta porque seu irmão (Zeen) é extremamente inteligente.


  A protagonista vive em Cinco Lagos, a menor colônia do país. Ela possui quatro irmãos e seu pai já passou pelo teste, porém não se lembra de nada. Todas as memórias do Teste são apagadas após a conclusão do mesmo.

  Um dia após sua formatura, Cia recebe a notícia de que um oficial de Tosu City (cidade central) está em Cinco Lagos. Eis que ela descobre que quatro jovens foram selecionados para o Teste: Cia, Zandri, Tomas e Malachi.

  Assim que Cia conta a novidade para sua família percebemos diferentes reações dos membros. Alguns de seus irmãos ficam felizes por ela. Zeen tem raiva porque jamais teve essa oportunidade mesmo com seu esforço. Sua mãe fica triste, visto que provavelmente não verá sua filha novamente. Seu pai, porém, a surpreende dizendo que sempre desconfiou de algo errado no Teste e lhe dá um aviso: NÃO CONFIE EM NINGUÉM.

  A partir desse momento começamos a acompanhar Cia e seus colegas na trajetória até Tosu City e nas fases do Teste, que têm como função criar líderes que saibam lidar com a pressão e com a consequência de seus atos. De uma forma cruel e opressora, Cia irá aprender que o governo não é como ela imaginava. Um erro e você morre. Como confiar se você não sabe quem são os amigos e os inimigos?

  A Trilogia superou minhas expectativas. Não achei parecida com outras distopias, ao contrário do que muitos pensam. A série tem uma tensão enorme e a autora termina cada capítulo te deixando ansioso pelo próximo. O Teste se destaca por exigir dos participantes habilidades diversas, envolvendo o conhecimento sobre TUDO e a habilidade de colocá-lo em prática. Tudo é um teste.

  Gostei de todos os livros, mas confesso que me decepcionei com o final. Esperava mais. Ainda assim, favoritei! É necessário lembrar que a autora não é nada piedosa, o que fará com que muitos personagens morram ao longo da trama. Quem costuma chorar muito, prepare os lencinhos!

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ 

Lari 

2 comentários:

  1. NUnca tinha ouvido falar dessa trilogia, mas me interessei.
    Parece muito empolgante. Vou procurar o PDF depois.
    Um beijo e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente muito boa! Obrigada pela visita e volte sempre!
      Beijos! ♥

      Excluir

Obaaaa! Muito obrigada por comentar! Siga o blog e volte sempre!! ♥